domingo, fevereiro 11, 2007

Web 2.0 na vitrine

O tema Web 2.0 já vem ocupando espaço nos veículos de comunicação. Hoje recebi duas indicações da minha colega de pesquisa, Gabriela Zago, que tratam do assunto. A matéria intitulada “Anônimos impulsionam Internet colaborativa” do portal G1 fala da participação do público em geral na produção de conteúdo para a Web.

A outra indicação da minha colega é de um vídeo que está disponível no You Tube e, também, na postagem anterior da Gabriela neste blog. O vídeo apresenta de forma muito criativa o que seria o hipertexto que possibilita esse novo conceito de conversação na Internet denominado Web 2.0.

O que fica mais evidente nesses dois materiais é à necessidade da participação dos internautas na produção dos conteúdos para que a Internet venha a tornar-se um meio de construção coletiva de conhecimento.

A indicação da Gabriela vale para quem deseja entender um pouco do que seria a Web 2.0 e vejo que esse conceito vem para ficar, visto que já li sobre o tema nos principais portais e jornais do país. Assim, como pode ser percebido nos sistemas que são atualizados ou surgem para a Internet com ferramentas que possibilitam maior participação dos usuários.

Nenhum comentário: